quarta-feira, 2 de março de 2011

27/02/2011 - FALCÃO BTT E BTT TRIBO (Gouveia)


Caros Companheiros.
Foi com muito agrado que recebemos na cidade Falcão um divertido grupo de praticantes de BTT, nomeadamente os nossos amigos do BTT TRIBO.A ideia inicial partiu do nosso amigo Nelson, que nos contactou para efectuarmos um intercâmbio de pessoas que gozem do desejo de praticar BTT.Foi com esse intuito que organizamos um dia cheio de BTT em Pinhel.De Gouveia vieram 18 elementos, para se juntarem aos Falcões BTT, que eram 6. A hora de chegada estava marcada para as 9.00 horas, contudo e com um ligeiro atraso lá partimos para o referido passeio. Um tempo esplendoroso com o sol a raiar nas enconstas de Pinhel, fomos em direcção aos Castelos e ás imponentes muralhas que ali circundam. Descemos em direcção á ribeira das Cabras, e logo na primeira descida o nosso amigo Ruca fez o favor de sujar o equipamento. lol. Claro não fosse o n/ mecânico de serviço e teríamos um grande problema em mãos. lol
Com uma paisagem lindissima, trilhos a rondear a ribeira que desagua no Rio Côa, e alguns companheiros atrasarem-se um pouco, lá fomos nós em direcção a Vale de Madeira (Terra que o Ruca já conheçe).. A companhia era excelente, o companheirismo maior e claro, um dos locais ideais para a prática do BTT (pena não termos descido ao Rio Côa, contudo a subida era muito desgraçada e o tempo apertava)
Ah... e ainda houve tempo para mostrar as consequências de algumas quedas, por sinal, umas quantas... Até o Falcao BTT estava direccionado para as quedas... Bem. com umas quantas paragens lá seguimos o n/ objectivo. Ao chegar ao Pereiro e encontramos alguém que pretendia tirar umas fotos com o pessoal. ).
Não é que encontrámos a Ti MARIA logo quando vinha da sua Hortinha e que fez questão de tirar umas quantas fotos com o pessoal. Ah e quase me esquecia. Não poderiamos deixar de mostar o enorme presépio que as gentes do Pereiro estão a realizar ao londo dos Anos. Alguns até quiseram experimentar as tetinhas da VACA e até do Burro. (foto censurada).
Este presépio foi considerado por muitos um excelente trabalho, efectuado com a caroliçe das gentes do Pereiro. È o Segundo ano consecutivo que surge em reportagem especial na TV. Enfim... seguindo o n/ percurso, fomos em direcção ao Parque de Merendas do Pereiro, que fizemos questão de mostrar em face do excelente local para passarmos uns dias no Verão. De seguida fomos em direcção ao Carvalhal de Atalaia que possui excelentes paisagens, e locais bem propícios á prática da Modalidade. Pelo meio ainda tivemos direito a mais alguns tombos, eu a fazer das minhas (empurrei o João e caímos os dois, não foi por querer..)... loll Em direcção ao Manigoto pelas Explorações de Pedreiras, e com muita lama á mistura lá seguimos para a zona limitrofe de Pinhel. Trilhos, pisos rolantes, pendentes, ascendentes e algumas paisagens diferente do que o pessoal da BTT TRibo está habituado a rolar, foram uma constante. Nesta altura tinhamos +- 30 km nas pernas com pendente de acumulado a rondar os 650 mt. Com Vascoveiro e Pinhel á vista e com alguns trambolhões á mistura lá seguimos nós para o n/ trofeu desejado. Enfim mais do que o Percurso, mais do que o andamento de cada um o importante foi o divertimento e o conheçimento de novas gentes, novos locais, novos praticantes da modalidade á qual tanto tempo dedicamos das nossas vidas. O BTT. Foi desde o inicio o objectivo principal deste passeio. Prometida está a n/ ida já no próximo dia 22/05/2011 para a Maratona organizada pelo pessoal de Gouveia, e um outro dia para passarmos uma manhã excelente na companhia dos n/ amigos.(Estão já abertas as inscrições para a Maratona de BTT Instituto de Gouveia com data marcada para 22 de Maio de 2011.A organização deste evento pertence ao IG - Escola Profissional de Gouveia, com a estreita colaboração do Clube de Praticantes de BTT de Gouveia 'BTTribo'. Calro que no final não poderiamos deixar de beber um chopito (wisky) no CAFÉ PRINCIPE, o que já se torna habitual aquando a finalização dos nossos passeios domingueiros. È uma Espécie de Prémio pela conquista de mais uns Km feitos em BTT. Alguns companheiros em vez de um beberam 2 ou três. Eu não acuso...mas Electrão porta-te bem.... lol De seguida ainda tivemos tempo de lavar as Bikes com a máquina de pressão que o ELectrão nos fez o favor de emprestar.
Os banhos por sua vez foram cedidos gratuitamente pela Municipio de Pinhel e pela Empresa Municipal ao qual desde já agradecemos a colaboração prestada. E claro não poderia deixar de ser o repasto final no Restaurante o Petisco, nacos de vitela que estavam excelentes. Obrigado Manuel Valentim. Segundo a opinião das gentes de Gouveia, terá sido un excelente dia, invocando desde já uma nova vinda para Pinhel, nem que fosse em Novembro, altura em que se organiza a Maratona de Pinhel Falcão. Agradecemos a todos os participantes, um agradecimento especial ao pessoal do BTT Falcão que continuam a gostar de praticar o BTT puro e se encontraram em pleno nesta iniciativa. (faltaram outros elementos que não puderam comparecer);(Pendente acumulado de 750 mt e 33 km efectuados)

Todas as fotos se encontram no link: https://picasaweb.google.com/falcaobtt/2DeMarDe2011#