terça-feira, 19 de maio de 2009

Paul

Mais uma prova, mais um momento de verdadeiro prazer, desta vez lá para os lados da serra da estrela na vila do PAUL, porporcionou-se mais uma Maratona BTT.
Eram perto de 220 participantes, numa vila pacata mas com muita cultura de desporto. Eu e o meu amigo DM e o n/ recente BTTista Vasco, lá seguimos de madrugada para o PAUL. O vasco desta vez iria participar na meia-maratona, onde se portou lindamente ficando nos 15 primeiros lugares."O percurso traçado á partida era bastante exigente, com várias subidas a pontos estratégicos da zona e com passagem em várias Freguesias vizinhas do Paul, como o Tortosendo, Bouça, Cortes do Meio, Unhais da Serra e Erada... "Se a 2.ª edição foi magestosa, a deste ano não ficou nada atrás, com a Organização a tentar fazer tudo para que os participantes saíssem do Paul com vontade de voltar...Quanto á minha pessoa e ao DM, como sempre fizemos a prova juntos, incluindo os abastecimentos, que digamos são dos melhores abastecimentos já vistos em provas de BTT. Verdadeiro pequeno almoço....
As primeiras rampas, levaram-nos do Paul directamente ao Alto da Cabecinha com vistas priveligiadas para a Estrela e Gardunha.Descemos e voltámos a subir até ao Alto da Salgueira para nos aventurarmos na mata do circuito de manutenção do Tortosendo. Já no Tortosendo, iniciámos nova subida ao Casal da Serra para depois entrar novamente no pinhal até chegar á zona de separação das duas maratonas. Uns seguiram directamente para as Cortes do Meio via campo de tiro e os mais arrojados continuaram a subir, claro, pelas espectaculares rampas que dão acesso ao Alto da Bouça, sendo o ponto mais alto desta edição da Maratona. Descemos então para a Bouça e depois para as Cortes do Meio.
De seguida envereda-mos pelo caminho de Unhas da Serra, por percursos mais técnicos e que requeriam atenção redobrada. Esta fase a mais difícil de ultrapassar. Chegados ao alto, descemos para Unhais com passagem pelo novíssimo hotel de montanha H2O e depois foi um constante sobe e desce, direita e esquerda, por entre trilhos bastante exigentes.
Antes da chegada ao Paul, ainda tive tempo de ver o DM numa queda magestral, sem consequência fisicas.
Chegámos ao Paul para fazer o 23.º e 24º tempo com 04h:55m, 68Km percorridos com 1800m de acumulado.
O total de participantes ficou um pouco aquém das expectativas, pois dos 233 inscritos, somente 168 se apresentaram na linha de partida, finalizando a Meia 135 bttistas e 33 a Maratona. Na separação das duas maratonas, muitos optaram também pelo percurso mais pequeno, porque já nesse local o empeno era grande.
Os meus parabéns a todos os participantes, principalmente aos corajosos que completaram a Maratona, e também á Organização que tudo fez para que não houvesse críticas negativas.
Mais uma vez, o Almoço estava 5 estrelas.
Para o ano lá estarei novamente. Até lá, bons trilhos...

HC

domingo, 10 de maio de 2009

8º BTT ALMEIDA - 2009

Foi com muita alegria que me inscrevi em mais uma prova de BTT organizada pelo Municipio de Almeida (8º BTT). Desta vez eu, o DM e o Arraino decidimos aventurar-nos pela prova dos 90 km rumo a Cidade Rodrigo....em boa hora o fizemos, pois além do esforço foi uma prova muita interessante e com belas paisagens pelos trilhos dos n/ vizinhos Hermanos. Já o Electrão, o RL, o Jorge Morais (novato nestas andanças - atenção Jorge não é necessário venderes a WR para começares andar no BTT.... mas penso que vais mesmo gostar disto) foram todos á meia maratona perfazendo os 45 km. Na equipa ELECTRÃO mais uma vez eramos 6 Bttistas. Com paisagens deslumbrantes, ja a rolar na fronteira espanhola, lá seguimos em direcção a Cidade Rodrigo. Picadas elevadas e percursos planos foram duas constantes do passeio.Dos caminhos em território espanhol, só tenho mesmo a dizer espectáculo.... Percursos sem pedras e suficientemente planos por forma a rolar em médias de 25 km/h.Já no final do percurso ainda tempo para mais umas fotos e desta vez no pontão de um riacho em solo portuga...
No entanto e com o tempo perdido nas fotos lá vinham 2 BTTistas espenhóis alcançar-nos!!! Eu, e com os meus figados a roerem-me!!!! surssurrei para o DM... "DM não nos podem passar, vamos dar gás, PORTUGAL É NOSSO", .... e acreditem a partir daí e nos ultimos 10 km foi sempre a rolar no máximo, mesmo já com 80 km nas pernas.... claro que nunca mais os nuestros hermanos nos virammmm eehehehe... No final lá chegamos as piscinas de Almeida e lá estavam os n/ colegas a aplaudirem-nos, juntamente com a Silvia e a Inês (desta vez o Gonçalo não pode ir...).
Chegámos em 17º e 18º lugar, o que me parece, que foi muito bom para um dia de BTT em cheio.
Descrição de dados - VDO 1.0
Altimetria Dia - 1147 mt; Altitude máxima 909 mt; Pendente Média 3%; Pendente máxima 17%; Distancia Dia 91,62 Km; Velocidade média 20,30 km/h; Tempo Real 4:07:41 h.
Após um bom banho de água quente lá fomos nós regozinharmo-nos com um bom almoço, porco no espeto e vinho.... só faltava mesmo a cervejinha que sabe bem após 90 km..

Parabéns ao Vasco que se portou lindamente com a camisola do ELECTRÃO, assim como a primeira vez que pude rolar ao lado dele. Força Vasco... Serás a revelação 2009.

No dia 17/05 estarei no PAUL para a reaização de mais uma maratona - 70 km. E se a mesma tiver nos 100% como em 2008 vai ser um sucesso com toda a certeza.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

DOMINGOS DESPORTIVOS - 2009

Meus amigos.... este blog não serve só para as aventuras de BTT, mas também para todas as actividades inerentes ao despoto ludico. Em noticia de 1ª mão vamos ter fim de semanas activos organizados pela E.M falcão de Pinhel, nomedamente BTT, Canoagem, Fitness, Paint Ball, etc...
Participem.

domingo, 3 de maio de 2009

ASES DO PEDAL - MECA DO BTT - PORTALEGRE

... a meca dos Motards é Faro, a meca dos BTTistas é sem sombra de duvidas Portalegre.. Foi neste intuito que me decidi escrever para a meia maratona de Portalegre já no dia 01 de Janeiro de 2009. Já de nervos em poupa, lá seguimos nós da covilhâ ás 4,30 de madrugada já com o n/ acompanhante Joaquim Marques, sempre decidido a aplaudir esta andanças.Chegámos sensivelmente ás 7.00 horas a Portalegre já com milhares de BTTistas pelas ruas, todos eles já com as primeiras pedaladas para aquecerem. Quanto ao tempo simplesmente espectacular, uma vez que o são pedro nos presenciou com um dia de sol e muito calor. Na parte que me toca eu gosto de suar... ehehhe. Chegada a Portalegre lá nos aprontamos (desta vez com o Jersey ELECTRÃO.... tens k pagar bem ....) levar uma vez mais o nome de Pinhel ás gentes do BTT....
Seguimos para o controle 0(zero) e de seguida deparamo-nos já com 200 a 300 participantes á n/ frente. Claro que ficamos furibundos pois o n/ objectivo era ganharmos a prova.. Mas fica para o ano.... lolCom 2 horas de espera pela frente, e com tempo para umas fotos descontraídas, lá descansamos um pouco até ao sinal de partida que se fez precisamente ás 9.00 horas. No meu ver os 1477m de desnível acumulado (marcação VDO), referente aos 54 km, no qual participei, foram talvez um pouco puxados, apesar de me sentir muito bem logo no inicio da prova tenndo mesmo rolado nos 200 primeiros não fosse algum azar pelo meio ( 1 furo e uma quebra da corrente que me fez perder 33 minutos na prova, tendo ainda conseguido chegar em 686º com o tempo total de 4.11 horas, na companhia do DM.
Foi a minha primeira vez que participei nesta prova mitica, tendo apenas apontar alguns aspectos negativos, nomeadamente no estado do percurso (descidas ingrimes e com muito cascalho). No entanto não posso deixar de dar os meus Parabens á organização da prova, desde os abastecimentos, barras e bebidas energéticas á fartura, almoço, a recepçao e a cordealidade das pessoas de portalegre. Gostei dos singles tracks, alguns tecnicos, embora com muita pedra solta que poderia levar a algumas quedas, como se veio a verificar mais tarde (tudo normal para 4000 participantes).
Adorei as paisagens do parque natural da serra de são mamede, lindas mesmo. Com recordações muito boas e inesqueciveis fica também esta foto do DM bem engraçada (parecia que tinha saído de um fogo... lol) após uma pequena queda sem consequências fisicas.
Já com a prova terminda lá estava o HC om os seus alongamentos e com alguns musculos a darem das deles (caimbras),....No total efectuei 54 km de prova com velocidade média de 15.20km/h; velocidade máxima de 64,50 km/h; com uma altitude máxima de 1030 mt; pendente média de 6%; e pendente máxima de 19%. Em suma 4,5* se é que se pode deixar 0,5* para os reparos já enumerados. No próximo domingo estarei em Almeida para realizar os 90 km. Almeida - Cidade Rodrigo.