terça-feira, 19 de maio de 2009

Paul

Mais uma prova, mais um momento de verdadeiro prazer, desta vez lá para os lados da serra da estrela na vila do PAUL, porporcionou-se mais uma Maratona BTT.
Eram perto de 220 participantes, numa vila pacata mas com muita cultura de desporto. Eu e o meu amigo DM e o n/ recente BTTista Vasco, lá seguimos de madrugada para o PAUL. O vasco desta vez iria participar na meia-maratona, onde se portou lindamente ficando nos 15 primeiros lugares."O percurso traçado á partida era bastante exigente, com várias subidas a pontos estratégicos da zona e com passagem em várias Freguesias vizinhas do Paul, como o Tortosendo, Bouça, Cortes do Meio, Unhais da Serra e Erada... "Se a 2.ª edição foi magestosa, a deste ano não ficou nada atrás, com a Organização a tentar fazer tudo para que os participantes saíssem do Paul com vontade de voltar...Quanto á minha pessoa e ao DM, como sempre fizemos a prova juntos, incluindo os abastecimentos, que digamos são dos melhores abastecimentos já vistos em provas de BTT. Verdadeiro pequeno almoço....
As primeiras rampas, levaram-nos do Paul directamente ao Alto da Cabecinha com vistas priveligiadas para a Estrela e Gardunha.Descemos e voltámos a subir até ao Alto da Salgueira para nos aventurarmos na mata do circuito de manutenção do Tortosendo. Já no Tortosendo, iniciámos nova subida ao Casal da Serra para depois entrar novamente no pinhal até chegar á zona de separação das duas maratonas. Uns seguiram directamente para as Cortes do Meio via campo de tiro e os mais arrojados continuaram a subir, claro, pelas espectaculares rampas que dão acesso ao Alto da Bouça, sendo o ponto mais alto desta edição da Maratona. Descemos então para a Bouça e depois para as Cortes do Meio.
De seguida envereda-mos pelo caminho de Unhas da Serra, por percursos mais técnicos e que requeriam atenção redobrada. Esta fase a mais difícil de ultrapassar. Chegados ao alto, descemos para Unhais com passagem pelo novíssimo hotel de montanha H2O e depois foi um constante sobe e desce, direita e esquerda, por entre trilhos bastante exigentes.
Antes da chegada ao Paul, ainda tive tempo de ver o DM numa queda magestral, sem consequência fisicas.
Chegámos ao Paul para fazer o 23.º e 24º tempo com 04h:55m, 68Km percorridos com 1800m de acumulado.
O total de participantes ficou um pouco aquém das expectativas, pois dos 233 inscritos, somente 168 se apresentaram na linha de partida, finalizando a Meia 135 bttistas e 33 a Maratona. Na separação das duas maratonas, muitos optaram também pelo percurso mais pequeno, porque já nesse local o empeno era grande.
Os meus parabéns a todos os participantes, principalmente aos corajosos que completaram a Maratona, e também á Organização que tudo fez para que não houvesse críticas negativas.
Mais uma vez, o Almoço estava 5 estrelas.
Para o ano lá estarei novamente. Até lá, bons trilhos...

HC

1 comentário:

Anónimo disse...

Se querem podem por o meu link do meu site visto que somos da mesma cidade XD felipebiker.wordpress.com

Abracao