terça-feira, 3 de março de 2009

RECONHECIMENTO - MARATONA DE ALCAINS

Foi no dia 01.03.2009, logo pela manhã que eu e o meu amigo DM, nos fizemos a caminho para Alcains, onde se iria realizar a prova de reconhecimento á Maratona de Alcains. Qd chegámos deparamo-nos com uns 20 BTTistas prontos a pedalarem pelos trilhos da Raia. HC e DM estão com o Jersey Laranja do Festival Byke - Santarém.Como já vinhamos um pouco atrasados lá nos pusemos a caminho pelo concelho de Alcains. Bem a volta foi simplesmente espectacular, muito dura com grandes paredes e algumas dificuldades para as minhas pernas no inicio da volta. Já são longos os tempos em que os 81 km se faziam na boa.... Pessoal, impecável com uma camaradagem sempre em alta e sem tristezas...

A 1ª paragem foi feita após 25 km de ronda, já com alguma larica, tendo mesmo havido tempo para comer uma sandocha... A percurso da maratona vai ser direccionada para um 8, havendo 2 passagens no mesmo cruzamento. Após esta paragem direccionamos em direcção ás antenas da serra da garedunha e aí sim começa a verdadeira Maratona de Alcains. Com pendente máximo de 28% e desnivel acumulado a rondar os 1459 m torna-se duro se o São Pedro nos presenciar com chuva. Esperemos que no dia 18 de Abril esteja um sol tipico da Soalheira.
Ai que parede, esta é mesmo muito complicada - 28% de pendente.. apenas 2 amigos BTTistas conseguiram subir sem descerem da sua montada. O HC bem tentou mas chegou ao meio lol... la ficou para a foto..Ainda com algum tempo para avarias e quedas lá seguimos nós para o Louriçal, para podermos descansar um pouco e meter algo no estomago, já bem merecido.Belas paisagens no horizonte.

Na totalidade de 82 km efectuados, com desnivel acumulado médio de 6%, altitude a rondar os 1500 m e 5:03 h a pedalar que efectuamos a maratona de Alcains. Em suma, trata-se de um passeio muito espectacular, com paisagens a rondar a Serra da Gardunha num dos pontos mais altos de Portugal, mas também durinha. Preparem-se porque não é pera doce... No próximo fds estarei em Vila Velha de Rodão para realizar o IV Trilhos da Açafa.

1 comentário:

Papa-Léguas de Alcains disse...

Bela descrição do dia de Domingo DM. Foi para nós, papa-léguas receber-vos e mostrar-vos o percurso da nossa maratona. Ainda bem que gostaram. Agora só falta mesmo a ajuda do São Pedro....
Grande Abraço Companheiros do Pedal